I. Analisar o ambiente econômico e macroeconômico.

II. Elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica/financeira e afins voltados para área da saúde.

III. Avaliar os impactos econômicos da saúde.

IV. Realizar estudos e análises de custos hospitalares, através de levantamentos de dados referentes as despesas específicas.

V. Participar do planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, orientando e coordenando as atividades do âmbito econômico para área da saúde.

VI. Elaborar e acompanhar orçamentos da área da saúde, visando subsidiar a tomada de decisão.

VII. Participar e colaborar com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com as necessidades institucionais.

VIII. Realizar demais atividades inerentes ao emprego.

Diploma, devidamente registrado de curso de graduação em Ciências Econômicas, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação e Título de Especialização em Economia ou Finanças, reconhecido pelo Ministério da Educação e/ou Conselho Regional de Economia e registro profissional no Conselho Regional de Economia CORECON.