I. Diagnosticar e tratar doenças infecciosas e parasitárias, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e bem–estar do paciente.
II. Proceder a investigação epidemiológica em colaboração com as equipes das unidades envolvidas.
III. Supervisionar e revisar os casos levantados pela vigilância epidemiológica dos enfermeiros e assessorar tecnicamente este sistema.
IV. Proceder a investigação epidemiológica de surtos ou suspeitas de surtos.
V. Recomendar os isolamentos nos pacientes com infecções transmissíveis.
VI. Assessorar o corpo clínico sobre a racionalização no uso de antimicrobianos.
VII. Assessorar a direção sobre questões relacionadas ao controle das infecções hospitalares.
VIII. Divulgar os resultados de exames em andamento no laboratório de bacteriologia às clínicas, a respeito de pacientes internados, sob o uso de antimicrobianos ou não.
IX. Acompanhar o paciente, caso haja desconfortos ou intercorrências relacionados ao procedimento.
X. Discutir o planejamento terapêutico com a equipe interdisciplinar, esclarecendo e orientando quanto às informações de sua especialidade.
XI. Prestar assistência médica humanizada a pacientes dentro de sua especialidade e de acordo com os protocolos médicos, ética médica e normas do hospital.
XII. Participar e colaborar com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com as necessidades institucionais.
XIII. Realizar demais atribuições inerentes ao cargo de médico e ao respectivo emprego.
Diploma, devidamente registrado de curso de graduação em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação; Certificado de conclusão de Residência Médica em Infectologia, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de especialista em Infectologia, reconhecido pela Associação Médica Brasileira e registrado no Conselho Regional de Medicina e registro profissional no Conselho Regional de Medicina.