I. Realizar consulta fisioterapêutica, anamnese.
II. Solicitar e realizar interconsulta e encaminhamentos.
III. Realizar ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação, habilitação e reabilitação do paciente pediátrico crítico ou potencialmente crítico, em Unidade de Terapia Intensiva – UTI pediátrica, utilizando protocolos e procedimentos específicos de fisioterapia.
IV. Realizar avaliação física e cinesiofuncional específica.
V. Realizar avaliação e monitoramento da via aérea natural e artificial.
VI. Planejar e executar medidas de prevenção, redução de risco e descondicionamento cardiorrespiratório.
VII. Prescrever e executar terapêutica cardiorrespiratória e neuro-músculo esquelética.
VIII. Aplicar métodos, técnicas e recursos de expansão pulmonar, remoção de secreção, fortalecimento muscular, recondicionamento cardiorrespiratório e suporte ventilatório.
IX. Avaliar e monitorar os parâmetros cardiorrespiratórios, inclusive em situações de deslocamentos do paciente pediátrico crítico ou potencialmente crítico.
X. Gerenciar a ventilação espontânea, invasiva e não invasiva.
XI. Realizar o desmame e extubação do paciente em ventilação mecânica.
XII. Participar e colaborar com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com as necessidades institucionais.
XIII. Realizar demais atividades inerentes ao emprego.
Diploma, devidamente registrado de curso de graduação em Fisioterapia, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecida pelo Ministério da Educação; Residência multiprofissional ou uniprofissional em Fisioterapia na área de Terapia Intensiva, com área de atuação em pediatria, reconhecida pelo Ministério da Educação e/ou Conselho Estadual de Educação e/ou Título de Especialista em Fisioterapia – Terapia Intensiva Pediátrica concedido pela Associação representativa que seja reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ou Título de especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva, com área de atuação em pediatria e/ou anotação da titulação na carteira de identidade profissional; e registro profissional no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.