Funsaúde Ceará

Central de Regulação

A Central de Regulação Estadual do Sistema Único de Saúde (Cresus) é composta pela Central de Procedimentos Ambulatoriais e pela Central de Leitos. O serviço tem o objetivo principal garantir de forma ordenada o acesso dos cidadãos cearenses entre os diversos pontos de atenção ambulatorial especializado e hospitalar da rede intermunicipal e estadual. A equipe envolvida é multiprofissional, composta por médicos, profissionais de saúde, vídeofonistas e apoios administrativos.
A regulação deve garantir o acesso aos serviços de saúde de forma adequada, resolutiva e em tempo oportuno; assegurar os princípios da equidade e da integralidade; disseminar e cumprir os protocolos de regulação; diagnosticar, adequar e orientar os fluxos da assistência; viabilizar e qualificar as referências e contrarreferências de acordo com a classificação de risco e demais critérios de priorização.
Atualmente, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará descentraliza suas ações em cinco regiões de saúde (Fortaleza, Sobral, Cariri, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central) e para regular o acesso assistencial possui em funcionamento Cresus Fortaleza, Cresus Cariri e Cresus Sobral. Por mês, uma média de 51 mil procedimentos ambulatoriais são regulados, além de 155.607 internações hospitalares de urgência/emergência e eletivos.